Para Jesus, o perdão é de suma importância. É o lado oposto da moeda do amor. O amor está em primeiro lugar, o lado de cima, cabeças. Jesus quer que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou, e explicou que a maneira como as pessoas saberão que somos seus discípulos é pelo amor que temos uns pelos outros (Jo 15,12.15; 13,35). Mas o nosso amor é imperfeito. Nós prejudicamos nosso relacionamento com Deus e com o próximo quando pecamos, a moeda vira, a cauda. Permanecer no pecado e na alienação é estar na cauda. O perdão é a maneira de devolver a moeda à cabeça e retornar ao amor.

Jesus muitas vezes falou sobre perdão, perdoou aqueles que pecaram contra os outros, perdoou aqueles que pecaram contra ele, e pediu à Igreja para continuar seu ministério de cura. Jesus ensinou: “Se perdoardes aos outros as suas transgressões, vosso Pai celestial vos perdoará” (Mt 6,14). Pedro perguntou a Jesus quantas vezes é necessário perdoar, e Jesus respondeu: “Setenta e sete vezes” (Mt 18,22), um número a ser tomado simbolicamente, não literalmente, pela forma interminável que devemos perdoar.

Jesus gostava de usar parábolas para ilustrar vários aspectos do perdão. Durante sua conversa com Pedro, Jesus contou a parábola do servo imperdoável (Mt 18,23-35). O evangelho de Lucas tem uma série de cinco parábolas do perdão: a figueira estéril (Lc 13,6-9); a mulher dobrada (Lc 13,10-13); a ovelha perdida (Lc 15,4-7); a moeda perdida (Lc 15,8-10); e a maior parábola do perdão de todas, o filho pródigo (Lc 15,11-32).

Jesus foi extremamente bondoso e misericordioso no modo como perdoou aqueles que pecaram contra os outros. Jesus disse ao paralítico: “Criança, teus pecados são perdoados” (Mc 2,5); quando uma mulher pecadora banhava os pés de Jesus com suas lágrimas e os enxugava com seus cabelos, Jesus disse: “Teus pecados são perdoados” (Lc 7:48); quando uma mulher apanhada em adultério lhe foi apresentada, disse: “Não te condeno” (Jo 8,11); e quando Jesus foi pendurado na cruz, disse ao criminoso arrependido: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23,43).

Even mais convincente é a maneira como Jesus perdoou diretamente àqueles que pecaram contra Ele. Para Jesus, o perdão não foi um automático, foi intencional, uma escolha consciente. Depois que os soldados romanos o flagelaram e o pregaram, Jesus orou: “Pai, perdoa-lhes” (Lc 23,34). Depois da ressurreição, Jesus tinha todo o direito de ficar furioso. Pedro tinha-lhe negado. Os outros o tinham abandonado. Quando ele entrou no Cenáculo, eles mereciam uma severa reprimenda, mas em vez disso, com compaixão divina Jesus disse não uma, mas três vezes: “A paz esteja convosco” (Jo 20,19.21.26).

Jesus pediu aos discípulos que continuassem o seu ministério de perdão. Jesus disse a Pedro: “Eu te darei as chaves do reino dos céus”. Tudo o que ligares na terra será ligado no céu; e tudo o que desligares na terra será desligado no céu” (Mt 16,19); e depois da ressurreição Jesus soprou sobre os discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, ser-lhes-eis perdoados” (Jo 20,22.23).

Sobre o Padre Michael Van Sloun

O Padre Michael Van Sloun é pastor da Igreja Católica São Bartolomeu em Wayzata, Minn. Como antigo director de escola, instrutor de liceu e treinador de atletismo, ele sempre foi professor. Ele agora ensina a fé como homilista, líder de estudo bíblico, diretor de retiro, guia de peregrinação e autor de numerosos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.