J. Edwin Orr definiu reavivamento como: “O Espírito de Deus trabalhando através da Palavra de Deus, na vida do povo de Deus.” Este capítulo é um grande exemplo disso.

A. Ouvir a Palavra de Deus provoca reavivamento.

1. (1-3) O povo se reuniu e pediu a Esdras para ler a Palavra de Deus.

Agora todo o povo se reuniu como um só homem na praça aberta que estava em frente à Porta da Água; e disseram a Esdras o escriba para trazer o Livro da Lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel. Então Esdras, o sacerdote, trouxe a Lei perante a assembléia de homens e mulheres e todos os que podiam ouvir com entendimento no primeiro dia do sétimo mês. Então ele leu a partir dela na praça aberta que estava em frente à Porta das Águas desde a manhã até o meio-dia, diante dos homens e mulheres e daqueles que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao Livro da Lei.

a. Eles disseram a Esdras, o escriba, para trazer o livro da Lei: Isto demonstra que o Espírito de Deus estava em acção mesmo antes da leitura da Palavra de Deus. As pessoas não se reúnem como um só homem para as coisas de Deus a menos que o Espírito de Deus as tenha movido, e elas não desejam a Palavra de Deus a menos que o Espírito de Deus as tenha movido.

i. Se você atender a audiência da Palavra de Deus, é prova de que o Espírito de Deus está trabalhando com você. Mas ainda é importante cooperar com esse trabalho e não resistir a ele. Nós precisamos cooperar e fluir com a obra do Espírito de Deus se a Palavra de Deus vai fazer a sua obra completa em nós.

b. O livro da Lei de Moisés: Refere-se aos primeiros cinco livros da Bíblia (Génesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio). Este foi o manual de instruções de Israel para como caminhar diante de Deus.

c. Esdras, o escriba… Esdras, o sacerdote: Esdras era o homem responsável pela reconstrução do templo, e por devolver o povo de Deus à adoração. Neemias, em todo o seu trabalho de reconstrução das muralhas, apenas continuou a obra que Esdras tinha começado.

i. Sabemos que Esdras se importava com a Palavra de Deus, porque ele era um escriba – alguém que copiava a Bíblia à mão. Sabemos que ele era um homem dedicado ao próprio Deus, porque era um sacerdote piedoso.

d. Todos os que podiam ouvir com compreensão: Isto mostra-nos quem precisava de ouvir a Palavra de Deus. Todos os que podiam entendê-la precisavam ouvi-la.

e. Então ele leu a partir dela, na praça aberta: Ezra leu a Palavra de Deus desde o dia até ao meio-dia. Por cerca de seis horas ele leu a Palavra de Deus e as pessoas ouviram.

i. Este foi um movimento do Espírito de Deus. As pessoas que estarão atentas ao Livro da Lei por cerca de seis horas são pessoas tocadas pelo Espírito de Deus.

ii. Da manhã é literalmente, “da luz”. Estas pessoas reuniram-se desde o amanhecer para ouvir a Palavra de Deus. Eles estavam dispostos a sacrificar algo para ouvi-la – eles queriam, e como Jacó eles não deixariam ir até que tivessem sua bênção.

2. (4-6) Como a Palavra de Deus foi recebida.

Então Esdras, o escriba, ficou em pé em uma plataforma de madeira que eles tinham feito para o propósito; e ao seu lado, à sua direita, estavam Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão. E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo, porque estava em pé acima de todo o povo; e, quando o abriu, todo o povo se levantou. E Esdras abençoou o Senhor, o grande Deus. Então todo o povo respondeu: “Amém, Amém!”, enquanto levantava as mãos. E inclinaram a cabeça e adoraram ao Senhor com o rosto em terra.

a. Então Esdras… ficou em cima de uma plataforma: Tinham tido tempo para construir uma plataforma de madeira, para que a Palavra de Deus pudesse ser ouvida. Eles fizeram coisas práticas, para que a Palavra de Deus tivesse o maior efeito.

i. Há coisas práticas que podemos fazer também para ajudar a Palavra de Deus a ter o maior efeito; quando uma sala é confortável, baixa em distrações, e o pregador é claramente ouvido, ajuda a Palavra de Deus a ter o maior efeito.

ii. Mas de longe, a maior preparação deve acontecer no coração. Devemos vir, dispostos a nos esquecer de nós mesmos e de nossa própria agenda, e nos submeter à Palavra de Deus – não a palavra do pregador, mas a Palavra de Deus.

b. Na sua mão direita… e na sua mão esquerda: Na mão direita e na mão esquerda de Esdras estavam homens que o apoiavam no seu ministério de ensinar a Palavra de Deus. O ministério da Palavra de Deus tem o maior efeito quando as pessoas podem ver homens que estão em apoio e obediência a ela.

c. Quando ele a abriu, todo o povo se levantou: Tinham um respeito pela Palavra de Deus. Eles a reconheceram pelo que era – a Palavra de Deus, não a palavra do homem. Eles a honraram.

i. Isto é uma evidência de duas coisas. Primeiro, que o Espírito de Deus está trabalhando; segundo, que algo de bom vai acontecer.

d. Então todas as pessoas responderam: Esta obra da Palavra de Deus e do Espírito de Deus teve três resultados imediatos.

– O povo agradeceu a Deus (dizendo Amém quando Esdras abençoou o Senhor).

– Eles oraram (levantando as mãos).

– Eles adoraram (curvando-se perante Ele).

i. Ação de graças, oração e louvor são todas boas medidas de como o Espírito de Deus e a Palavra de Deus estão trabalhando em nós.

3. (7-8) A Palavra de Deus é apresentada para que o povo possa entender.

a. Ajudaram o povo a entender a Lei: Foram nomeados homens especiais para ajudar o povo a compreender a Palavra de Deus. Depois da leitura eles precisavam entendê-la porque se eles não a entendessem, pouco adiantaria.

i. A compreensão precisa ser o primeiro objetivo de qualquer pregador ou professor. Quando eu fico para ensinar o povo de Deus, há algumas coisas que eu sempre preciso lembrar:

– Se você sair conhecendo cinco dicas úteis para uma vida melhor, mas não tem uma compreensão maior da Palavra de Deus, eu falhei.

– Se você sair tendo sido divertido pelo humor, entretido por anedotas, ou cativado por histórias dramáticas, mas não tem uma compreensão maior da Palavra de Deus, eu falhei.

– Se você sair motivado à ação, ou orando uma oração, mas não for baseado em uma maior compreensão da Palavra de Deus, eu falhei.

– Se você sair me admirando, mas não tiver uma maior compreensão da Palavra de Deus, eu falhei – e serei responsável perante Deus pelo meu fracasso.

b. Ajudou o povo a entender a Lei: É importante ver porque o povo de Deus precisa de ajuda especial para entender a Palavra de Deus.

i. Primeiro, porque as coisas de Deus são discernidas espiritualmente e não intelectualmente. O Espírito Santo usa professores dotados para trazer discernimento espiritual para nós, ajudando-nos a entender o que a Palavra de Deus diz.

ii. Segundo, porque primeiro foi escrita em uma língua diferente, em uma cultura diferente, em um lugar diferente, e em um tempo muito distante. Os professores nos ajudam a entender tudo isso em nossos próprios dias.

iii. Terceiro, porque nossas mentes muitas vezes são lentas para entender as coisas que irão convencer nossos corações. Muitas vezes precisamos que nos escrevam bem.

iv. A compreensão não é apenas necessária para aqueles que não se tornaram familiarizados com a Bíblia. Às vezes, se já a ouvimos dez vezes antes, realmente não a entendemos por agora. Quando um restaurador de arte limpa uma pintura, ele revela coisas que sempre estiveram lá, mas as cores não eram tão brilhantes, e os detalhes não eram tão claros, porque estavam obscurecidos – então o impacto real da obra do pintor pode ser visto.

c. Eles liam distintamente: O pregador deve falar de uma forma clara e fácil de entender. Seu principal objetivo é fazer as pessoas entenderem, não impressioná-las ou entretê-las.

d. Eles deram o sentido, e os ajudaram a entender a leitura: O pregador deve comunicar o sentido da passagem das Escrituras, e não a sua própria agenda ou temas pessoais favoritos. O povo deve deixar de compreender melhor a Palavra de Deus, não compreender melhor as opiniões do pregador.

B. A resposta à Palavra de Deus provoca um reavivamento.

1. (9-11) O povo responde com choro.

E Neemias, que era o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo disseram a todo o povo: “Este dia é santo para o SENHOR teu Deus; não chores nem chores”. Porque todo o povo chorou, quando ouviu as palavras da Lei. Então ele lhes disse: “Ide, comei a gordura, bebei o doce, e enviai porções àqueles para quem nada está preparado, porque este dia é santo ao nosso Senhor”. Não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”. Então os levitas acalmaram todo o povo, dizendo: “Aquietai-vos, porque o dia é santo; não vos entristeçais”

a. Todo o povo chorou, quando ouviu as palavras da Lei: A Palavra de Deus estava a fazer o seu trabalho pretendido. 2 Timóteo 3:16 nos diz duas coisas pelas quais a Palavra de Deus é proveitosa: a repreensão e a correção. Às vezes dói ser reprovada e corrigida, e estas lágrimas foram evidência de alguma daquela dor.

b. Não chore nem chore: Esdras, Neemias e os levitas não queriam que o povo chorasse, embora seja bom estar triste sob a convicção do Espírito Santo através da Palavra de Deus. Mas se o sentimento de convicção é maior do que o sentimento de que Deus está fazendo uma obra boa e santa, então as lágrimas não são boas.

i. Nosso conhecimento do nosso pecado nunca deve ser maior do que o conhecimento de Jesus como nosso salvador. Somos grandes pecadores, mas Ele é um salvador maior.

ii. Portanto, a alegria do Senhor é a sua força – mesmo quando você está sendo condenado pelo pecado. Quando estamos condenados pelo pecado, sabemos que Deus está fazendo uma obra em nós, então podemos nos alegrar e ter alegria.

c. Não te entristeças, pois a alegria do Senhor é a tua força: O povo sentiu-se triste, porque estava consciente do seu próprio pecado. Mas podiam caminhar com alegria, porque Deus estava fazendo uma grande obra. As nossas emoções não estão fora do nosso controle; podemos fazer a vontade de Deus mesmo quando não nos apetece.

2. (12) O povo escolhe alegrar-se.

E todo o povo seguiu o seu caminho para comer e beber, para enviar porções e alegrar-se muito, porque compreenderam as palavras que lhe foram declaradas.

a. Eles compreenderam as palavras que lhes foram declaradas: Foram embora louvando a Deus, porque a compreensão da Palavra de Deus traz uma alegria tão doce.

3. (13) Os líderes reuniram-se para mais estudo da Palavra de Deus.

Agora, no segundo dia, os chefes das casas dos pais de todo o povo, com os sacerdotes e levitas, foram reunidos a Esdras, o escriba, para compreenderem as palavras da Lei.

a. Os chefes das casas paternas de todo o povo, com os sacerdotes e os levitas: Os líderes têm uma necessidade especial de compreender e caminhar na Palavra de Deus. Sua ignorância ou desobediência afeta muito mais do que eles mesmos – afeta a todos que eles têm e influencia.

4. (14-18) O povo guarda a Festa dos Tabernáculos.

E acharam escrito na Lei, que o Senhor tinha mandado por Moisés, que os filhos de Israel deveriam habitar em cabanas durante a festa do sétimo mês, e que deveriam anunciar e proclamar em todas as suas cidades e em Jerusalém, dizendo: “Ide ao monte, e trazei ramos de oliveiras, ramos de oliveiras, ramos de murtas, ramos de palmeiras e ramos de frondosas árvores, para fazer cabanas, como está escrito”. Então o povo saiu e os trouxe e fez cabanas, cada um no telhado da sua casa, ou nos seus pátios ou nos pátios da casa de Deus, e na praça aberta da Porta das Águas e na praça aberta da Porta de Efraim. Assim, toda a assembléia dos que haviam voltado do cativeiro fez cabines e sentou-se debaixo das cabines; pois desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia, os filhos de Israel não o haviam feito. E havia uma alegria muito grande. Também dia após dia, desde o primeiro até o último dia, ele leu do Livro da Lei de Deus. E celebraram a festa sete dias; e no oitavo dia houve uma assembléia sagrada, segundo a maneira prescrita.

a. E acharam escrito na Lei, que o Senhor tinha ordenado por Moisés: Isto era bela e simples obediência. A atitude deles foi que Deus o disse, então nós o faremos. Embora a tradição não lhes dissesse para guardar a Festa dos Tabernáculos (não se fazia desde os dias de Josué), mas eles confiavam na Palavra de Deus, não na tradição.

b. Que os filhos de Israel habitem em cabanas durante a festa do sétimo mês: A Festa de Tabernáculos era para lembrar como Deus tinha abençoado e providenciado para Israel no deserto durante o Êxodo. Eles podiam ver a bênção e provisão de Deus para eles naquele momento, e isso fez algo antigo parecer novidade para eles.

c. E havia uma alegria muito grande: Por causa da sua grande obediência à Palavra de Deus, havia uma grande alegria. Muitas vezes somos enganados a pensar que o caminho da alegria está em fazer a nossa própria coisa, mas a alegria e a liberdade vêm somente através da obediência.

d. Dia a dia, desde o primeiro dia até o último dia, ele leu do Livro da Lei de Deus: Este reavivamento começou pelo Espírito de Deus trabalhando através da Palavra de Deus; continuou assim também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.