Esta é uma pergunta que precisa de ser respondida? Não é um pouco como perguntar se a existência de Deus pode ser provada? Porque é que precisamos de provar? Por que precisamos saber se os muçulmanos adoram o mesmo Deus que nós? Que diferença é que isso pode fazer? Dito isto, deixem-me tecer algumas considerações sobre o porquê de uma resposta poder ter algum significado. Foi dito que se o assunto não é o mesmo, o predicado não importa. Em outras palavras, se não estamos falando do mesmo Deus, então o que temos a dizer sobre Deus pode ser bem diferente e não importa.

Qualquer um que tenha lido a Biografia de Deus de Jack Miles saberá que a história bíblica retrata Deus com muitas faces diferentes. No Primeiro Testamento Deus é criador, guerreiro, invejoso, mãe, etc., etc. Depois veio Jesus e, como cristãos, ele era o Messias de Deus, e que Deus estava em Cristo e que Deus aparece em outra forma, a de um ser humano, que sofre por causa da crueldade, crucificação, que morre e depois é ressuscitado. Como pode Deus que ordenou a Davi que matasse mulheres, crianças e gado, e que aceitou como louvor o desejo do salmista de “correr bebês inocentes contra uma rocha”, ser o mesmo Deus que o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo? Os marcianos disseram que isto não podia ser; a Igreja finalmente disse que era. O que os cristãos fizeram no seu melhor foi certificar-se de que Jesus fosse central para a sua compreensão do Primeiro Testamento. Em outras palavras, quando histórias e promessas do Primeiro Testamento são ensinadas e estudadas na Igreja, é preciso ter sempre em mente que Deus em Cristo é a norma para o nosso entendimento de quem Deus é, foi e será sempre e como Deus trabalha para trazer a plenitude e cura para um mundo quebrantado.

Então os muçulmanos vieram e disseram que não há outro deus além de Deus, o Deus de Abraão, Isaque, Jacó, Davi, Salomão e Jesus. Eles acreditam que o Deus pregado por Muhammad e crido pelos muçulmanos é este mesmo Deus. Não há outro deus além de Deus. “Nosso Deus e teu Deus é Um”, repete o Alcorão. Os muçulmanos certamente não pretendem adorar outro Deus além do Deus adorado por judeus e cristãos. Mas tendo dito isso, os muçulmanos insistem que nunca poderemos saber quem é Deus, mas apenas o que Deus quer que façamos. Não há auto-revelação, apenas uma revelação da vontade de Deus. Da mesma forma, eles não aceitam a nossa compreensão da Encarnação ou da cruz. Estas são majordistinações, sem dúvida, mas significa que eles adoram um Deus diferente, pelo qual alguns poderiam inferir um Deus ‘falso’?

Eu tenho frequentemente ponderado a experiência de Paulo. Antes da sua conversão, ele certamente sabia bem o que poderíamos chamar de vontade ou lei de Deus. Ele estava mergulhado no treino rabínico. Mas no caminho para Damasco, ele experimentou algo diferente. Ele viu o que parecia ser uma luz brilhante e isso o mandou para o chão. Em resposta a uma voz do céu, ele gritou: “Diz-me Senhor, quem és tu?” A resposta foi simples: “Eu sou Jesus, a quem tu estás a serpersectivo.” Que Jesus de Nazaré, a quem os governantes tinham recentemente matado e pendurado numa árvore, se revelasse o Senhor, o Messias, veio como um choque para este Zelota judeu. Em resposta, Paulo passou um tempo considerável repensando sua teologia e sua compreensão da maneira como Deus trabalha para redimir o povo. Isso causou uma reviravolta dramática. Mas esse novo entendimento significou que Paulo começou a adorar um Deus diferente, ou a adorar a Deus de forma diferente… Certamente seu discernimento, sua compreensão de Deus foi radicalmente alterada. Ele nunca mais empunhou uma espada em defesa de sua experiência de nova fé ou partiu para perseguir e aprisionar outros que lutaram de forma diferente. Sim, ele adorava a Deus de forma diferente, mas será que ele adorava outro Deus? Podemos argumentar, como alguns argumentam, que através de seu encontro com Cristo, Paulo se moveu de um culto que era falso para um culto que é verdadeiro. Em outras palavras, a questão é uma de adoração verdadeira ou falsa. Mas será que adorar a Deus ‘falsamente’ é o mesmo que adorar a um Deus falso? Eu não acho.

Igualmente para os muçulmanos. Só porque a compreensão deles de quem Deus é e como Deus trabalha na história para trazer o ser humano – que tem contornos diferentes dos nossos – não deveria significar que eles adorem um Deus diferente. Eles adoram a Deus de forma diferente? Sim, de alguma forma eles certamente adoram, assim como os judeus. Será que eles adoram a Deus adiferente? Certamente essa não é a intenção deles, e se não é a intenção deles, por que devemos tentar intencionalmente fazer isso?

Finalmente, devemos deixar isso para Deus. Como dizem os árabes: Deus sabe. Um ajuste próximo a tal pergunta pode ser a resposta de Jesus para a mulher no poço em Samaria: “Deus é Espírito e aqueles que se prostituem Deus, devem adorar em espírito e verdade”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.