EXEGESIS:

JOHN 20:1-21. O CONTEXTO

Este Evangelho é uma tapeçaria ricamente tecida que deriva a sua riqueza de fios inter-relacionados. Por exemplo:

– No Prólogo, o Evangelista declarou, “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”. O mesmo foi no início com Deus. Todas as coisas foram feitas através dele. Sem ele não foi feito nada do que foi feito” (1:1-3). Agora Tomé se dirige a Jesus como “Meu Senhor e meu Deus” (v. 28), reafirmando a divindade de Jesus. Muitos estudiosos acreditam que o capítulo 21 foi acrescentado mais tarde. Se isso é verdade, então este Evangelho é enquadrado por estas declarações iniciais e finais sobre a divindade de Jesus.

– Jesus prometeu aos discípulos: “Não vos deixarei órfãos; virei a vós” (14,18). Agora ele volta depois de sua ressurreição para aqueles que se sentem órfãos pela crucificação.

– Nesse mesmo discurso ele disse: “A paz eu deixo com vocês. A minha paz eu vos dou; não como o mundo vos dá, dai-me a vós. Não se turbe o teu coração, nem se assuste” (14:27). Agora chegando à presença dos discípulos, suas primeiras palavras para eles são: “A paz seja convosco”. (v. 19). Ele repete este dom da paz uma semana depois, quando se encontra novamente com os discípulos e Tomé (v. 26).

– Na sua oração, pouco antes da sua morte, Jesus reza: “Pai, é chegada a hora. Glorifica o teu Filho, para que teu Filho também te glorifique” (17,1). Agora Jesus foi glorificado na cruz e aparece como o Salvador ressuscitado aos discípulos.

– Anteriormente, o evangelista disse: “Porque o Espírito Santo ainda não foi dado, porque Jesus ainda não foi glorificado” (7:39). Agora que Jesus foi glorificado, ele dá o dom do Espírito Santo aos discípulos (v. 22).

Há certamente outros exemplos, mas estes servem para ilustrar como a lição do Evangelho desta semana se relaciona com temas expressos ao longo do Evangelho.

JOHN 20.19-31. JESUS APELA AOS DISCÍPULOS

As duas aparições de Jesus acontecem com uma semana de intervalo, sendo a primeira na noite da Páscoa e a segunda após oito dias (meth hemeras okto)-sempre traduzidas “uma semana depois”.

Jesus fala aos discípulos três vezes. “Cada vez que suas palavras dão poder aos discípulos que as ouvem” (Althouse, 107):

– “A paz seja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio” (vv. 19, 21).

– “Recebei o Espírito Santo! Se perdoardes os pecados de alguém, eles foram perdoados. Se retiveres os pecados de alguém, eles foram retidos” (vv. 22-23).

– “Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Alcança aqui a tua mão, e coloca-a no meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente” (v. 27).

Este Evangelho diz-nos que os discípulos estão reunidos, mas não quais discípulos. No relato paralelo de Lucas (Lc 24,36-49), são os Onze “e os que estavam com eles” (24,33). Neste Evangelho, dada a ausência de Tomé, são realmente os Dez e seus companheiros.

Este Evangelho nos mostra que existem diferentes tipos de fé, e que a fé vem de diferentes maneiras e com diferentes intensidades para diferentes pessoas. O discípulo amado crê ao ver o túmulo vazio (v. 8). Maria crê quando o Senhor chama o seu nome (v. 16). Os discípulos devem ver o Senhor ressuscitado (v. 20). Tomé diz que ele deve tocar as feridas de Jesus (v. 25) – embora essa necessidade pareça evaporar quando ele vê o Cristo ressuscitado (v. 28). As pessoas têm necessidades diferentes e encontram vários caminhos para a fé.

É instrutivo notar que Tomé acreditou, perdeu a fé, e então voltou para uma fé ainda maior.

JOHN 20.19-23. A PRIMEIRA APEARANÇA

19 Quando era noite, naquele dia, o primeiro dia da semana, e quando as portas estavam trancadas (grego: kekleismenon – de kleio fechado ou trancado) onde os discípulos estavam reunidos, por medo dos judeus, Jesus veio e ficou no meio, e disse-lhes: “A paz seja convosco”.

20 Quando ele disse isto, mostrou-lhes as suas mãos e o seu lado. Os discípulos, portanto, ficaram contentes quando viram o Senhor. 21Jesus, pois, lhes disse outra vez: “Paz (eirene) seja convosco. Assim como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós”. 22 E, dizendo isto, soprou sobre eles, e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo! 23 Se perdoardes os pecados de alguém, ser-lhes-ão perdoados. Se retiverdes os pecados de alguém, eles foram retidos.”

“Quando, portanto, era noite, naquele dia” (v. 19a). Esta é a noite da Páscoa, no mesmo dia em que os discípulos viram o túmulo vazio e Maria viu Jesus. Isto é coerente com o relato de Lucas, onde Jesus encontrou dois discípulos na estrada de Emaús “naquele mesmo dia” (Lucas 24,13), que foi “o primeiro dia da semana” (Lucas 24,1). Uma vez que os discípulos reconheceram Jesus, “ele desapareceu da vista deles” (Lucas 24,31). “Levantaram-se naquela mesma hora, voltaram a Jerusalém, e encontraram os onze reunidos, e os que estavam com eles…. Enquanto diziam estas coisas, o próprio Jesus estava no meio deles, e disse-lhes: ‘A paz seja convosco'”. (Lucas 24:33, 36).

Os discípulos se encontram em uma sala em Jerusalém “trancados…por medo dos judeus” (v. 19b). As portas trancadas refletem o medo dos discípulos, mas também demonstrarão o poder do Cristo ressuscitado, que não pode ser contido nem por um túmulo de pedra nem por uma porta trancada.

É surpreendente que os discípulos tenham medo, porque Pedro e “o outro discípulo” viram o túmulo vazio (v. 6-8) e “o outro discípulo” viu e acreditou (v. 8). Maria Madalena falou com o Cristo ressuscitado e contou aos discípulos a sua experiência (v. 14-18). No entanto, mesmo depois de “o outro discípulo” ter visto e acreditado, não é claro o que ele acredita, “porque ainda não entenderam a Escritura, que ele deve ressuscitar dos mortos” (v. 9). Além disso, os discípulos ainda estão traumatizados pela crucificação, e assustados com o que pode acontecer a seguir.

O seu medo nos decepciona, porque eles estão agindo como discípulos cujo líder está morto. Contudo, depois de verem Cristo ressuscitado e receberem o Espírito Santo, eles serão transformados e encorajados.

“Paz (eirene) seja convosco” (v. 19c). A estes discípulos assustados, Jesus dá a sua paz, mesmo como prometeu (14,27). Os discípulos terão paz apesar da perseguição de um mundo que os odiará, como ele odeia Jesus (15,18-25). Enquanto este texto usa a palavra grega para paz, eirene, o conceito é o shalom judeu – mais do que a ausência de conflito – uma totalidade que é o dom de Deus.

Eirene (paz) é um dos frutos do Espírito (Gálatas 5:22). Ela tem suas raízes na paz que temos com Deus, que nos concedeu o dom da graça através de Jesus Cristo (Romanos 5:1-2a).

“Quando ele disse isto, mostrou-lhes as suas mãos e o seu lado” (v. 20a). Por um lado, Jesus entra por uma porta fechada, sugerindo que seu corpo assumiu uma qualidade diferente. Por outro lado, as suas feridas confirmam a sua ressurreição corporal, e o seu corpo é claramente reconhecível pelos discípulos. Lucas fala de Jesus comendo uma refeição com os discípulos (Lucas 24:43).

Existe aqui um mistério – o corpo ressuscitado de Jesus é, ao mesmo tempo, como o nosso e não como o nosso. Paulo fala do corpo ressurreto como imperecível, glorioso, poderoso e espiritual (1 Coríntios 15:42-44). No entanto, não devemos pressionar muito a palavra “espiritual”, porque o corpo de Jesus também é claramente físico. O objetivo deste exercício é demonstrar que a pessoa que está diante deles, viva e bem, é a mesma pessoa que foi crucificada tão recentemente.

No dia em que este Evangelho foi escrito, a igreja estava tendo um sério problema com Docetistas e Gnósticos, ambos acreditando que a matéria física era má e que, portanto, Jesus não poderia ter sido verdadeiramente humano. A menção das mãos e dos lados feridos de Jesus refuta esse tipo de dualismo.

“Os discípulos, portanto, ficaram contentes quando viram o Senhor” (v. 20b). Antes, Jesus advertiu os discípulos que eles iriam chorar e lamentar e experimentar a dor, mas depois prometeu, “a vossa tristeza se transformará em alegria” (16,20) – uma alegria tão profunda que eles iriam esquecer a sua dor anterior, mesmo como uma mulher esquece a angústia das dores de parto “pela alegria de um ser humano nascer no mundo” (16,21). Esta visita de Jesus aos discípulos, então, é o cumprimento (ou pelo menos o início do cumprimento) dessa promessa. Os discípulos, de fato, choraram, choraram e sentiram dor quando Jesus foi preso e crucificado. Mas agora a dor deles transformou-se em alegria ao ver Jesus vivo novamente.

Este também é um ponto de viragem para os discípulos. Nunca mais terão medo e descrença.

Jesus dá aos discípulos a sua paz uma segunda vez e depois diz: “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós” (v. 21). Antes, em sua Oração Sacerdotal, Jesus orou: “Assim como me enviastes ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo” (17,18). Agora ele explicita aos discípulos o que ele tinha dito naquela oração.

Este é o equivalente joanino da Grande Comissão (Mateus 28,19-20). Ela reflete o princípio de que a autoridade daquele que é enviado é a mesma que a autoridade daquele que o enviou – o emissário do rei fala com a autoridade do rei. Deus está presente na obra de Jesus; Jesus estará presente na obra dos discípulos. É uma passagem do bastão – a designação da sucessão.

“Quando ele disse isto, soprou sobre eles” (v. 22a). No entanto, enviar estes discípulos ao mundo sozinho seria inútil, por isso Jesus prepara-os respirando neles – ou respirando neles (grego: enephusesen). Assim como Deus soprou no homem o sopro da vida (Gênesis 2,7-LXX), Jesus sopra nos discípulos o Espírito da vida. Este dom do Espírito renova a vida destes discípulos assim como o sopro divino deu nova vida aos ossos dos mortos (Ezequiel 37:9). Eles têm estado com medo e confusos – escondidos em uma sala fechada para escapar do perigo. Agora eles encontram forças para se levantar, abrir a porta, sair e começar a sua proclamação.

“Recebe o Espírito Santo” (v. 22b). Já no primeiro capítulo deste Evangelho, João Batista falou de Jesus como “aquele que batiza com o Espírito Santo” (1,33) – e Jesus falou a Nicodemos da necessidade de ser “nascido do Espírito” (3,8).

Como podemos conciliar esta dádiva do Espírito com o relato de Pentecostes em Atos 2?

– Alguns estudiosos dizem que os dois relatos são irreconciliáveis e que o versículo 22 é o Pentecostes Joanino.

– Outros, notando a falta de um artigo definido-Jesus diz: “Recebe o Espírito Santo!Em vez de “Recebe o Espírito Santo”, outros dizem: “Recebe o Espírito Santo!” – acreditam que os discípulos receberam algo menos que o dom pleno do Espírito nesta ocasião.

– Outros dizem que João conhece o Pentecostes, mas escreve a história desta forma “por causa de sua peculiar visão teológica que amarra firmemente a descida do Espírito à morte/exaltação de Jesus” (Carson, 651).

– Outros ainda dizem: “É falso, tanto para o Novo Testamento como para a experiência cristã, manter que só há um dom do Espírito…. João fala de um dom do Espírito e Lucas de outro” (Morris, 748).

“Se você perdoar os pecados de alguém, eles foram perdoados”. Se você retiver os pecados de alguém, eles foram retidos” (v. 23), Isto é uma reminiscência de Mateus 16,19 no qual Jesus diz a Pedro, “tudo o que ligares na terra terá sido ligado no céu; e tudo o que libertares na terra terá sido libertado no céu”. Mateus 18:18 dá a mesma autoridade aos discípulos num contexto que tem a ver com a resolução de conflitos na igreja.

Rabbis têm autoridade para “perdoar” e “reter” pecados no sentido de que eles interpretam a lei para determinar o que é e não é permitido, mas eles não perdoam pecados. Jesus abre aqui um novo caminho dando aos discípulos autoridade para perdoar pecados ou para reter o perdão.

Neste Evangelho, o pecado é uma falha em ver a verdade – uma recusa em aceitar o Cristo ressuscitado. Jesus está enviando os discípulos ao mundo, capacitados pelo Espírito, para proclamar o Cristo ressuscitado. Algumas pessoas aceitarão seu testemunho, e outras o rejeitarão. Sua resposta determinará se eles se encontrarão entre aqueles cujos pecados são perdoados ou entre aqueles cujos pecados são retidos.

Versículo 23 levanta duas questões: Primeiro, Jesus dá poder para perdoar ou reter pecados – ou apenas poder para discernir a vontade de Deus em casos particulares e para tornar conhecido o julgamento de Deus? Segundo, Jesus dá esse poder a cristãos individuais ou à igreja? Embora possa haver algum espaço para debate, uma coisa é clara – somente quando agimos sob a liderança do Espírito é que temos algum poder dado por Deus.

JOHN 20:24-25. SEM VER, NÃO CREREIO

24 Mas Tomé, um dos doze, chamado Didymus, não estava com eles quando Jesus veio. 25 Por isso os outros discípulos lhe disseram: “Nós vimos o Senhor”.

Mas ele disse-lhes: “Se eu não vir em suas mãos a estampa dos pregos, e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei”

“Mas Tomé, um dos doze, chamado Didymus (o gêmeo), não estava com eles quando Jesus veio” (v. 24). Didymos é a palavra grega para gémeo. Nós não sabemos porque Tomé estava ausente, mas sabemos que ele antes pensou que ir a Betânia com Jesus significaria a morte tanto para os discípulos como para Jesus (11,16).

“Os outros discípulos disseram-lhe, portanto: ‘Nós vimos o Senhor'” (v. 25a). A primeira pessoa a quem os discípulos testemunham é um deles, Tomé, que não estava presente quando Jesus apareceu a eles pela primeira vez. As suas palavras a Tomé (“Nós vimos o Senhor”) são essencialmente as mesmas palavras (“Ela tinha visto o Senhor”) que foram usadas para descrever o encontro de Maria com Jesus.

“Se eu não vir nas suas mãos a estampa dos pregos, e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei” (v. 25b). Tomé não acredita nos discípulos, mas os discípulos também não acreditaram em Maria. Eram um povo desanimado, derrotado até ver Jesus com seus próprios olhos.

Tomas não era o único céptico e não permanecerá céptico. Ele duvida do testemunho dos outros discípulos e por isso não pode acreditar na ressurreição. Uma vez que ele veja o que eles viram, ele manifestará grande fé.

Um Ponto de Pregação: Tomé não estava com os outros discípulos quando Jesus fez a sua primeira aparição, e por isso não acreditou. O ponto para nós é que precisamos da comunhão de fé fortalecida dos companheiros cristãos (Gossip, 798).

Provavelmente deveríamos pensar na exigência de Tomé de ver a marca dos pregos e de colocar a mão no lado de Jesus como hipérbole (exagero por efeito) – mas a sua conduta é, no entanto, perturbadora. Anteriormente, Jesus condenou aqueles que exigiam sinais e maravilhas antes que eles acreditassem (4:48). Tomé vai ainda mais longe ao declarar sua descrença e as condições que o Senhor deve cumprir antes de acreditar.

Mas poderíamos compreender a relutância de Tomé se nos lembrássemos de suas palavras enquanto Jesus se preparava para ir a Jerusalém – “Vamos também, para que possamos morrer com ele” (11:16). Tomé tem sido zeloso por Jesus, mas tem visto seus piores medos se realizarem. A crucifixão partiu-lhe o coração. A frase: “Uma vez queimado, duas vezes tímido!” vem à mente. Tomé acreditou, mas a sua crença foi traída. Nós podemos entender porque ele seria lento a acreditar novamente. Talvez esta seja a razão da grande compaixão e sensibilidade com que Jesus alcança Tomé nos versículos abaixo.

JOHN 20:26-29. A SEGUNDA APEARANÇA

26 Depois de oito dias novamente seus discípulos estavam dentro, e Tomé estava com eles. Jesus veio, com as portas trancadas, e ficou no meio, e disse: “A paz seja convosco”. 27 Então ele disse a Tomé: “Chega aqui o teu dedo e vê as minhas mãos”. Alcança aqui a tua mão, e põe-na no meu lado. Não seja incrédulo, mas acredite.”

28Thomas respondeu-lhe: “Meu Senhor e meu Deus!”

29Jesus disse-lhe: “Porque me viste, tu acreditaste. Abençoados (grego: makarios) são aqueles que não viram, e acreditaram” (v. 26a). Os oito dias devem ser contados de forma inclusiva – de domingo a domingo – é mais uma vez o primeiro dia da semana. Jesus aparece-lhes mais uma vez.

“Jesus veio, com as portas trancadas, e pôs-se no meio” (v. 26b). Mais uma vez as portas estão fechadas, mas não há mais nenhuma menção de medo. Tudo é igual ao domingo anterior, exceto por esta falta de medo. A aparição de Jesus aos discípulos na semana anterior transformou o medo deles na fé.

“A paz seja convosco” (v. 26c). Mais uma vez Jesus dá-lhes a sua paz. A cena é muito paralela à de uma semana antes.

“Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos”. Alcança aqui a tua mão, e põe-na no meu lado” (v. 27a). Jesus não condena Tomé pela sua incapacidade de acreditar, mas dá-lhe aquilo que lhe permite acreditar (v. 27). Tomé exigiu ver e tocar o Senhor ressuscitado, e Jesus permite-lhe fazer isso. Não há nenhuma indicação de que Tomé toque realmente nas feridas de Jesus. Ver o Cristo ferido e ressuscitado é suficiente.

“Não sejas descrente (apistos), mas crente” (pistos) (v. 27b). Jesus diz, “kai me ginou (e não seja) apistos (incrédulo) alla pistos” (mas crendo). Nós pensamos nisso como a história de Tomé Duvidoso, mas apistos significa literalmente descrente. Neste contexto, duvidar não é uma palavra tão forte como descrente.

“Meu Senhor e meu Deus!” (v. 28). Em resposta, Tomé faz esta grande confissão de fé, que vai muito além de quaisquer títulos ou confissões encontradas em outros lugares neste Evangelho. O maior incrédulo tornou-se o maior crente.

“Bem-aventurados (makarios) são aqueles que não viram, e acreditaram” (v. 29). Jesus não nega uma bênção a Tomé. Tomé foi abençoado ao ver o Senhor ressuscitado e ao aprender que os seus medos mais profundos eram infundados. Mas Jesus implica que aqueles que acreditam, apesar de não terem visto, receberão bênçãos ainda maiores. Essas bênçãos podem tomar muitas formas: Riqueza material, filhos, saúde, redenção, perdão, etc.

Esta palavra grega makarios (abençoados) é a mesma palavra que Jesus usou nas Bem-aventuranças (Mateus 5:3-12). As bênçãos que ele pronunciou ali foram o reino dos céus (v. 3), conforto (v. 4), herança (v. 5), ser cheio (v. 6), misericórdia (v. 7), ver Deus (v. 8), ser chamado de filhos de Deus (v. 9), e recompensas celestiais (vv. 10-12).

Esta é a bem-aventurança ou bênção final de Jesus. Estas palavras encorajarão os primeiros cristãos que se sentirão enganados, tendo saudades de ver Jesus por apenas alguns meses ou anos. Elas também nos encorajam, que estão entre aqueles que não viram, mas que creram. Os poucos cristãos de primeira geração que viram Jesus pessoalmente não têm nenhuma vantagem sobre as muitas gerações posteriores de cristãos que não viram. Note que Jesus não diz que esses cristãos posteriores serão mais abençoados do que os discípulos “vendo”, mas apenas que serão abençoados.

JOHN 20:30-31. ESTÃO ESCRITOS, QUE VOCÊ PODE CRER

30 Por isso Jesus fez muitos outros sinais na presença de seus discípulos, que não estão escritos neste livro; 31mas estes estão escritos, para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que creiam que tenham vida em seu nome.

No versículo 29, Jesus pronunciou uma bênção sobre aqueles que vão crer. Agora o autor diz: “Mas estes estão escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus” (v. 31). O propósito deste Evangelho é que nós, os leitores deste Evangelho, possamos desfrutar da bênção prometida.

Neste Evangelho, os milagres de Jesus são chamados de sinais. Estes sinais dão às pessoas razão para crer, mas muitos que os testemunham não crêem (6,36). A escolha é nossa.

“e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (v. 31b). A fé ao invés das obras determina a salvação (Romanos 1:6; 4:1-3; 9:31-32; 10:9; 1 Coríntios 1:21; Gálatas 3:1-12; Efésios 2:8).

Muitos estudiosos concordam que estes versículos concluem este Evangelho em sua forma original. O Evangelista declara o propósito de seus escritos – para que possamos crer. Ele alcançou este objetivo. Milhões de cristãos foram fortalecidos em sua fé pela leitura deste Evangelho, e milhões de outros foram levados à fé, pelo menos em parte, por seu testemunho de Cristo.

CITAÇÕES DE CRITÉRIOS são da Bíblia Mundial Inglesa (WEB), uma tradução moderna da Bíblia Sagrada em inglês, de domínio público (sem direitos autorais). A Bíblia Mundial Inglesa é baseada na versão padrão americana (ASV) da Bíblia, a Biblia Hebraica Stutgartensa Antigo Testamento, e o Texto da Maioria Grega Novo Testamento. A ASV, que também é de domínio público devido a direitos autorais vencidos, foi uma tradução muito boa, mas incluiu muitas palavras arcaicas (hast, shineth, etc.), que a WEB atualizou.

BIBLIOGRAFIA:

Althouse, LaVonne, “Palavras de Poder”, Revista do Clero (Maio-Junho, 1996)

Barclay, William, The Daily Study Bible, “The Gospel of John”, Vol. 2 (Edimburgo: The Saint Andrew Press, 1955)

Beasley-Murray, George R., Comentário Bíblico da Palavra: John (Nashville: Thomas Nelson Publishers, 1999)

Brown, Raymond, The Anchor Bible: The Gospel According to John XIII-XXI (Garden City: Doubleday, 1970)

Bruce, F. F., The Gospel of John (Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1983).

Brueggemann, Walter; Cousar, Charles B.; Gaventa, Beverly R. e Newsome, James D., Textos para Pregação: Um Comentário Leccionário Baseado no Ano B do NRSV (Louisville: Westminster John Knox Press, 1993)

Carson, D. A., The Pillar New Testament Commentary: The Gospel of John (Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1991).

Craddock, Fred R.; Hayes, John H.; Holladay, Carl R.; e Tucker, Gene M., Pregação Através do Ano Cristão B (Valley Forge: Trinity Press International, 1993)

Fofocas, Arthur John e Howard, Wilbert F., The Interpreter’s Bible, Volume 8 (Nashville: Abingdon, 1952)

Hendriksen, William, New Testament Commentary: Exposição do Evangelho Segundo João (Grand Rapids: Baker Book House, 1953)

Howard-Brook, Wes, Becoming the Children of God: John’s Gospel and Radical Discipleship (New York: Maryknoll, 1994).

Hultgren, Arland J. in Van Harn, Roger (ed.), The Lectionary Commentary: Exegese Teológica para o Texto de Domingo. As Terceiras Leituras: The Gospels (Grand Rapids: Eerdmans, 2001)

Krenz, Edgar e Vogel, Arthur A., Proclamation 2, Easter, Series C

Lindberg, Paul H., Lectionary Bible Studies: O Ano de Lucas: Quaresma/Páscoa, Livro de Estudos (Minneapolis/Philadelphia: Augsburg Publishing House/Fortress Press, 1976)

Madsen, George H. O., Lectionary Bible Studies, The Year of Matthew, Lent-Easter, Study Book (Minneapolis: Augsburg Publishing House, 1977)

Moloney, Francis J., Sacra Pagina: O Evangelho de João (Collegeville: The Liturgical Press, 1998)

Morris, Leon, The New International Commentary on the New Testament: The Gospel According to John (Grand Rapids: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 1995).

O’Day, Gail R., The New Interpreter’s Bible, Volume IX (Nashville: Abingdon, 1995)

Palmer, Earl F., The Book That John Wrote (Vancouver: Regent College Publishing, 1975)

Sloyan, Gerald, “John”, Interpretação (Atlanta: John Knox Press, 1988)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.