Disseminar o amor

O amor em geral é uma mistura de todo o tipo de emoções e é um sentimento intenso de profundo afecto. É também um grande interesse em algo que se ama. É puramente um ato altruísta onde você só dá, mas não espera nada em troca. Obviamente, há muito mais definições, passagens, ditados, canções, poemas e conselhos dados, escritos e cantados por autores e cantores famosos no mundo. Por exemplo, um famoso autor Stendhal diz: “O que é o amor senão a aceitação do outro, seja ele qual for”. No entanto, há múltiplas histórias bíblicas sobre o amor, desde a gênese até as revelações.

 histórias bíblicas sobre o amor

O QUE É AMOR NA BÍBLIA?

De acordo com a Bíblia, podemos entender que o único amor que é real, puro, genuíno e eterno é o amor de Deus. Ele ama o não amável e o ama nos momentos mais sombrios de sua vida. Às vezes, nós nos transformamos em uma versão diferente de nós mesmos, que eventualmente começamos a odiar. A sociedade inteira pode não gostar de nós, incluindo a nossa família e amigos. Mas, Deus é o único que nos ama, mesmo nos piores momentos. Ele nos ama incondicionalmente e é o melhor em nos entender.

O amor de Deus é poderoso e não tem limites. O mundo pode nos decepcionar, mas Ele nunca deixa de nos animar. Cada pessoa na nossa vida pode nos machucar e rir de nós quando caímos. Mas, o Todo-Poderoso nos levanta e muda a nossa situação. A nossa família e amigos podem não desistir das suas vidas por nós, mas Deus é o único que morreu por nós na cruz. Nossos amigos e parentes podem nunca mais voltar para nós quando os ferimos, os insultamos ou os abandonamos. Mas, Deus ouve e fica ao nosso lado, não importa o que aconteça.

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O AMOR?

A Escritura fala de diferentes tipos de amor, tais como o amor de Deus, Pais, esposa, marido e próximo, que discutiremos logo abaixo. No livro de Mateus, Deus falou sobre os mandamentos anteriores do Pai Celestial. Eles o amam de coração, corpo, mente e alma e amam o próximo como a si mesmos. Quando olhamos mais profundamente, Deus não está falando de emoções aqui. Mas está nos direcionando para nossas ações, Ele está nos mostrando a maneira de tratar os outros. Quando falamos sobre este tema, além disso, qualidades que devem ter entrado em imagens como perdão, bondade, igualdade e abnegação. O amor na Bíblia é simplesmente uma implementação de todas essas características enquanto tratamos os outros homens, independentemente da casta e do credo. O amor na Bíblia é tratar seu próximo como a si mesmo e amar seu inimigo. Ela nos diz para sermos abnegados em vez de egoístas.

DEFINIÇÃO BÍBLICA DO AMOR

 histórias bíblicas sobre o amor de deus

Apostle Paul descreve-a como a forma mais pura de emoção no livro de 1 Coríntios 13. Diz que o amor é bondoso e paciente, não inveja nem se vangloria e não se orgulha. Nunca é rude, invejoso e egoísta, nem se irrita facilmente, nem se ofende, nem se mantém a par dos males. O amor não se deleita no mal, mas se regozija com a verdade. Ele expulsa o medo e protege, cobre todos os males e confia, suporta todas as coisas, espera, persevera, e nunca falha. Ele vence o ódio, ensina a disciplina, cura todas as feridas e é mais forte do que a morte, assim como Jesus ressuscitou da morte por causa do amor de seu pai. Jeová nos amou tanto porque deu seu único filho por nós, Jesus nos amou tanto que sacrificou sua vida por ser culpado de todos os nossos pecados e ainda assim nos guiou através de seu poderoso espírito santo.

4 TIPOS DE AMOR NA BÍBLIA

Existem quatro tipos de amor em várias ocasiões na Bíblia Sagrada. Escolhemos a dedo algumas das histórias populares da Bíblia sobre o amor, onde você pode entender claramente o significado do amor na Bíblia.

  • O amor de Deus: É interminável e incondicional, Ele ama-nos mesmo nos nossos tempos mais sombrios.
  • Amor dos pais: É semelhante ao amor de Deus, no entanto, há pequenas diferenças como nós somos humanos.
  • O amor de um amigo: É certamente um dos melhores laços que se pode partilhar, mas tem poucas limitações e por vezes pode ser igual ao amor dos pais em alguns casos especiais.
  • Amor dos vizinhos: Este tipo de amor demonstra bondade e ajuda à natureza em algumas situações e também tem limitações como o amor do amigo.

TEN BIBLE STORIES ABOUT LOVE IN BIBLE

Se há algo que pode mudar a nossa vida e as dificuldades nela, todos temos de concordar que é apenas amor. Nem o dinheiro nem a fama nos podem trazer tanta alegria, abaixo estão as poucas histórias bíblicas sobre amor que podem nos inspirar e criar esperança em nossas vidas.

O Amor de Deus na Cruz

A primeira e melhor história bíblica do mundo inteiro que podemos discutir não é outra senão Deus e seu incrível amor para conosco. Esta história continua a ser uma inspiração para crianças e adultos. Jesus nasceu da mãe Maria e passou quase 30 anos lendo as escrituras e seguindo o nosso pai. Ele batizou no rio Jordão pelo apóstolo João e começou a pregar. Ele realizou muitos milagres depois de receber do céu o espírito santo. Há um incidente na Bíblia em que as pessoas atiram pedras a um pecador. Mas Jesus pegou nela e disse-lhes: “Há alguém de vós que não tenha pecado de todo? As pessoas estavam empurrando-a para baixo, mas Jesus foi o único que ficou ao lado dela. Ele mostrou a todos o significado do amor e do perdão.

amor de Deus na cruz

Amava a todos, desta forma, tudo o que ele fazia, mas poucos tinham tanta inveja dele que queriam que ele entregasse aos oficiais como um criminoso. Até seus discípulos fugiram sem lutar por ele, Pedro negou três vezes que ele não sabe quem Jesus era para salvar sua vida. Os oficiais levaram-no ao rei e ele ordenou que o crucificassem na cruz. Colocaram-lhe uma coroa com espinhos na cabeça e espancaram-no até à morte, ele sangrava terrivelmente enquanto caminhava com a cruz nas costas. Mesmo em tal situação, enquanto as pessoas cuspiam em seu rosto, ele rezava para o pai dizendo: “Oh Senhor, por favor perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Ele morreu por ti e por mim na cruz e tomou dor para nos salvar do castigo.

Conto bíblico sobre o Amor do Pai – Filho Pródigo

Jesus explica uma parábola aos fariseus e seus discípulos sobre o amor familiar no Livro de Lucas. Havia um homem que era honrado e rico numa aldeia que tinha dois filhos. Um de seus filhos pediu sua parte da propriedade de seu pai para viver sua própria vida, seu pai se sentiu muito triste com a decisão de seu filho. Mas porque seu filho insistia continuamente e nunca o ouvia, então seu pai concordou em dividir a riqueza entre seus filhos. O filho tomou sua parte, deixou sua casa e viajou para uma terra distante e passou tudo na selva. Todo estranho com quem ele tinha amizades e outros assuntos pegou seu dinheiro, mas nenhum o ajudou quando ele estava em necessidade. Ele então foi lentamente para uma terra de fome e pediu a um fazendeiro para lhe dar algum trabalho para sua comida.

 história bíblica sobre o amor do pai

O fazendeiro mandou-o aos seus animais e o seu trabalho era alimentar os porcos. Ele ficou na pocilga do porco e comeu o que eles comiam, pois ele não conseguia controlar a fome. Todos o tratavam como pó e ninguém estava com ele, ele estava cheio de dor. Ele percebeu o seu erro, aprendeu a lição sobre a sua cegueira na vida e as más escolhas que ele fez. Ele decidiu voltar para o seu pai. Seu pai, que tinha fé em Deus e esperava que seu filho voltasse, estava esperando na porta e o viu. Ele correu e abraçou-o, disse aos seus servos que trouxessem as melhores roupas para o seu filho. Ele correu e abraçou-o, disse aos seus servos para trazerem as melhores roupas para o seu filho. O amor genuíno e generoso dos pais perdoa os nossos erros e suporta tudo. É por isso que o Livro dos Provérbios nos diz para honrarmos e obedecermos aos nossos pais.

Jochebed e Moisés – Amor de Mãe

Esta é uma das histórias bíblicas sobre o amor de uma mãe que tenta salvar o seu filho do perigo. Há muito tempo atrás, vivia uma mulher na cidade do Egito com o nome de Jochebed. Um dos faraós cruéis tornou-se rei do Egito naquela época e começou a tratar todos os hebreus como escravos. Deus amou tanto os israelitas e os salvou de muitos perigos, ele os fez inteligentes e poderosos. O rei Faraó sabia que eles eram muito espertos e fortes, ele pensou que eles se uniriam a outro exército mais cedo ou mais tarde e derrotariam o Egito. Assim, ele decidiu que os hebreus ficariam mais fracos se não houvesse homens neles. Ele ordenou aos seus soldados que matassem todos os meninos nascidos e os seus soldados seguiram as suas ordens e começaram a matar todos os meninos pequenos.

moses e sua mãe

Jochebed tornou-se mãe dando à luz seu terceiro filho Moisés, ele era tão fofo e adorável. Assim que ela ouviu a notícia, eles ficaram assustados e rezaram a Deus para salvar Moisés. Jochebed logo fez uma cesta feita com canas de papiro e a revestiu com alcatrão e piche para esconder seu filho dentro dela. Ela logo deixou a cesta no rio onde a rainha de Eygpt toma banho todos os dias. O revestimento fez a cesta flutuar na água e a rainha viu-a e amou tanto o bebé. Ela ordenou ao pai dele que não tocasse no bebé e adoptou-o, felizmente o bebé estava a salvo. Mais tarde, Moisés tornou-se o maior líder de sempre pela graça de Deus. O amor da mãe é sacrificial, Jochebed quis proteger seu filho a qualquer custo e arriscou sua vida. É a forma mais pura de amor e é certamente uma bênção.

David e Jonathan – Amor de Amigo

David nasceu em Belém e foi o homem das lanças do Rei Saul. Todos no reino amavam tanto a David. O rei ficou com ciúmes e planejou matá-lo. Após múltiplas tentativas de fracasso, um dia, o rei decidiu matá-lo a qualquer custo. Ele atirou uma lança a David enquanto ele tocava música, mas David conseguiu escapar e voou do reino. Saul rapidamente ordenou aos seus soldados que encontrassem David e o matassem. Davi partiu para Ramá onde o profeta Samuel, que ungiu Saul como rei, ficou. Ele contou-lhe tudo sobre Saul e suas ações para com ele. Saul veio a saber que Davi estava em Ramá com Samuel e enviou seus mensageiros, mas o espírito de Deus veio sobre eles e os fez mudar de idéia. Ele enviou os mensageiros três vezes, mas o mesmo aconteceu sempre e ninguém prejudicou Davi.

david e a amizade de Jonathan

Desta vez, o próprio Saul foi até Samuel e o espírito de Deus veio sobre ele e mudou de idéia. Davi deixou Ramá e foi ao reino em segredo para se encontrar com Jônatas, filho de Saul. Ele gritou a Jônatas dizendo: “Meu amigo! por que teu pai quer me matar sem justiça, quando eu não cometi nenhum erro”? Jônatas disse: “Sinto muito! Eu te ajudarei e te salvarei deste perigo por gancho ou trapaceiro”.

David disse que se esconderia por três dias nos campos para ver se o rei mudava de idéia. Jonathan disse que se seu pai não mudasse, ele lhe diria para fugir através de um sinal. Três dias se passaram e Jônatas gritou para correr e salvar sua vida através de um sinal. David gritou, ambos se beijaram e David fugiu. Esta é uma das maiores histórias bíblicas sobre amor e amizade.

Ruth e Naomi

Há muito tempo atrás, na terra de Israel, havia uma grande fome que fazia as pessoas viajarem por terras distantes em busca de alimento. Noemi e seu marido e seus dois filhos também viajaram de Belém para a cidade de Moab. Os dois irmãos, filhos de Noemi, casaram-se com as moabitas, cujos nomes eram Orpah e Rute. Os anos passaram e o marido e os filhos de Noemi morreram. Todos eles choraram de tristeza e sofreram muito. Depois de alguns dias, Noemi ouviu novamente a notícia de que deus fornecia comida em Belém. Ela decidiu voltar para a terra dos seus antepassados. Ela não sofreu com Orpah e Rute porque ela teve que caminhar muitos quilômetros sem comida e água para chegar ao lugar. Então, ela disse a suas duas noras para ficar na cidade de Moab e casar com outros homens e levar uma vida feliz.

ruth e boaz de kjv

Orpah tornou-se egoísta e quis cuidar de sua própria vida e deixou sua mãe na lei. Mas Rute veio a Noemi e disse: “O teu povo é meu povo e o teu deus é meu deus, nunca te deixarei só”. Rute cuidou da sua sogra trabalhando nos campos de cevada e comprou comida caseira para ambos. Boaz era um homem rico e parente do marido de Noemi, ele amava o comportamento bondoso de Rute e casou-se com ela. Depois do casamento, eles ficaram felizes para sempre. Ruth teve a opção de deixar sua mãe na lei para trás, mas ela não fez isso, em vez disso, ela viajou milhas com ela sem comida e água. Ela entendia sua dor, a ajudava e cuidava dela. Esta é uma das melhores histórias bíblicas que retratam o amor e a relação entre uma nora e uma sogra.

Abraham e Issac

Uma das histórias bíblicas que tocam o coração sobre o amor sacrificial. É a história de Abraão e Sara que eram um belo casal, mas nunca tiveram filhos próprios. Deus prometeu a eles que lhes daria um filho. Abraão tinha total fé nele mesmo tendo cerca de 100 anos de idade. Nosso Senhor os abençoou com um filho como prometeu e eles lhe deram o nome de Issac. Eles o amavam tanto quanto ele é o único filho deles.

Um dia Deus disse a Abraão para oferecer Issac a ele como holocausto para testar o seu amor e obediência para com ele. Assim que Abraão ouviu o Senhor, ele começou a preparar-se para a oferta. Ambos viajaram para uma montanha que Deus mostrou. Enquanto viajava, Issac perguntou a Abraão: “Pai! Eu posso ver a lenha e a faca contigo, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”. Abraão disse que Deus proverá o próprio cordeiro.

abraham oferecendo issac

A ambos alcançaram uma montanha e Abraão dobrou a cabeça de Issac para golpeá-la com a faca afiada. Logo veio um som do céu dizendo “Abraão Abraão! por favor, pare, não bata no seu filho”. Porque ouviste o Senhor, ele abençoará as tuas gerações como estrelas no céu e areia na terra”. Abraão sentiu-se feliz e satisfeito com esse som. Logo ele viu um cordeiro perto deles e o ofereceu como um holocausto naquele dia. Abraão amava tanto a Deus que nem sequer lhe fez qualquer tipo de pergunta quando disse para oferecer o seu filho. Ele simplesmente o ouviu e começou a se preparar para a oferenda. Ele estava pronto para sacrificar seu filho porque ele amava a Deus mais do que tudo neste mundo.

Issac e Rebeca – Histórias Bíblicas sobre Amor

Esta é uma das histórias de amor na Bíblia e começa com Abraão procurando uma esposa para seu filho Issac, mas ele ficou em uma terra estrangeira onde as pessoas adoravam ídolos. Então ele decidiu trazer uma mulher perfeita que tinha fé em Deus da terra de seus antepassados. Disse ao seu servo para procurar uma noiva na terra dos seus antepassados e montou-o com dez camelos para viajar. Mas a serva duvidava se a mulher viajaria quase 500 milhas. Abraão disse que Deus é poderoso e capaz de tudo. Ele também disse que Deus enviará o seu anjo da guarda antes dele. Suas palavras deram muita confiança ao servo e ele viajou através do país e chegou ao destino. Ele orou a Deus para ajudá-lo a cumprir seu trabalho e trabalho dado por seu mestre, mostrando-lhe um sinal.

 histórias de amor na Bíblia

Então ele pensou que quem é a mulher que não só me dá de beber mas também rega os meus camelos sedentos é a mulher destinada. Ele viu Rebekah e pediu-lhe água, ela deu-lhe um jarro de água. Ela também disse: “Deixa-me também regar os teus camelos, eles devem estar com muita sede”. Isto tocou o acorde do coração do servo, ele agradeceu a Deus por lhe mostrar a noiva. Ele entrou na tenda deles enquanto lhe ofereciam comida e lhe contavam tudo. Todos acreditaram que Deus é quem o comprou para eles com um propósito e um significado. Então Rebeca saiu com o servo e encontrou Issac e o casamento deles aconteceu no mesmo dia com saudações e bênçãos. Mais tarde, eles viveram felizes para sempre. É assim que a história se parece quando Deus escreve a sua história de amor.

Adam e Eva

Do primeiro capítulo do Génesis e dos primeiros versículos, podemos saber que Deus criou este mundo apenas com as suas palavras. Ele disse que houvesse luz e a luz estava lá, ele também poderia ter dito que houvesse um homem, mas ele não disse. Ao invés disso, ele pegou o pó e criou um humano. Ele o fez à sua imagem e deu poderes superiores sobre tudo no mundo. O Senhor fez Eva como uma companhia para Adão e os amou muito. Ele cuidou deles e fez um belo lar chamado Jardim do Éden para eles. Ele cria 1.50.000 quilos de uma baleia apenas por suas palavras, ele é tão poderoso para mover montanhas e criar oceanos. Mas, só porque amava seus filhos, ele fez Adão e Eva à sua imagem para vê-lo em ambos.

 amor de Deus para com os humanos

Apesar de ambos terem pecado, ele castigou-os como os nossos pais nos castigam quando cometemos erros, mas não deixou de amá-los ou de cuidar deles. Deus os abençoou abundantemente e suas gerações, o amor de Deus sobre eles permaneceu interminável, não importa o que aconteça. Nós nos assemelhamos a Ele à sua imagem, da mesma forma, nós também devemos assemelhar-nos a Ele nas ações é que Deus nos disse. Seus mandamentos para os humanos são de amá-lo e de nos amarmos uns aos outros. Ele transformou água em vinho, ressuscitou mortos, alimentou mais de cinco mil pessoas com cinco pães e dois peixes.

Ele ajuda-nos, está ao nosso lado, protege-nos de dia para dia, inquietos e altruístas. O nosso criador é um grupo imbatível de amor imprudente. Esta é a primeira história bíblica sobre o amor que nos diz que nada no mundo pode ser igual ao incrível amor que ele sempre nos mostra.

Nação Eleita por Deus – Israel

Israelitas que são descendentes de Abraão voaram para o Egipto devido a uma fome. Eles não tinham nenhuma terra deles, então vieram para uma terra estrangeira para se alimentar e viver. Faraó, o cruel rei de Eygpt viu o poder dos israelitas e a sua expansão, ele ficou aterrorizado. Então todos os egípcios começaram a tratá-los como escravos, torturaram todos os israelitas e até mataram crianças pequenas. Todos os israelitas tinham esperança em Deus e sempre rezavam. Eles choravam e rezavam todos os dias para libertá-los da escravidão e para dar-lhes sua própria terra para viver. O Senhor ouviu suas orações e enviou Moisés para passar a mensagem ao Faraó e dizer-lhe que libertasse os israelitas da escravidão. Mas o faraó não concordou em libertar os israelitas até que dez pragas mortais mataram o seu povo.

melhores histórias bíblicas sobre o amor de Deus

Israelitas então caminharam lentamente seguindo o seu líder Moisés e ele foi guiado por Deus. De repente os egípcios furiosos assombraram os israelitas no Mar Vermelho. Os israelitas não podem voltar atrás porque serão mortos pelos egípcios e não podem avançar para o mar. Então Moisés orou a Deus e disse a Moisés para colocar seu bastão no Mar Vermelho, assim que ele colocou seu bastão, o mar foi dividido em duas partes fazendo um caminho no meio. O mar ficou parado até que os israelitas atravessaram para o outro lado em segurança e mataram todos os egípcios que os seguiam. Assim, Deus amou, salvou e protegeu os israelitas e deu o seu próprio país para viver. Esta é uma das histórias bíblicas mostrando o amor de Deus por uma nação onde nosso pai prova a sua justiça como sempre.

Maria Madalena e Jesus Cristo

Maria era de uma aldeia chamada Magdala, as pessoas se dirigiam a ela com o nome de Maria Madalena. Ela estava possuída por demônios e se comportava de maneira diferente dos outros, as pessoas nunca gostaram dela, todos a intimidavam chamando-a de pecadora. Ela estava mentalmente deprimida e fraca por causa de muito ódio à sua volta. Foi Jesus quem lhe deu esperança na vida. Ele era tão amoroso e a chamou pelo nome dela, ela viajou com ele para lugares diferentes e o amor dele a curou. Ela foi libertada por Jesus e nunca mais foi atacada por demônios, Jesus lhe trouxe alegria e paz. Maria tinha um amor imenso por ele e queria mostrá-lo a ele, então ela decidiu comprar-lhe um presente. Madalena comprou um perfume caro e derramou-o sobre ele e mostrou o seu amor para com ele.

mary magdalene e jesus christ

Algarrou o seu coração quando eles estavam torturando o seu Senhor com armas e palavras. Maria ficou na cruz até o fim da crucificação e esperou para ver o lugar do sepultamento de Jesus para que pudesse visitá-lo novamente. No terceiro dia, ela levou especiarias e perfume para o túmulo de Jesus. Ela começou a chorar por não poder ver a Deus. Jesus reconheceu o seu amor puro e real por ele, por isso encontrou Maria Madalena antes mesmo de seus discípulos, quando ele se levantou. Ela se tornou a primeira pessoa a espalhar o Evangelho sobre o dia de Páscoa. Maria Madalena trabalhou toda a sua vida para se assemelhar a ele, ser um exemplo de Cristo e mostrar o seu amor nas acções. Ela foi especificada na bíblia mais vezes do que os discípulos do Senhor. Através desta pequena história bíblica sobre o amor, podemos compreender como o seu amor era puro e perfeito para com o Todo-Poderoso.

THANKS FOR YOUR TIME!

Há uma lista de histórias bíblicas mais surpreendentes e interessantes sobre Amor, fé, disciplina, obediência e outros traços também. Por favor, confira o último artigo sobre histórias bíblicas sobre Fé na seção do menu acima. O Amor e a Luz para você continua abençoado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.